21 de dez. de 2010

Naan – Pão Indiano

O Naan é muito popular na Índia, acompanha praticamente todas as refeições e tem muitas variações.
Usualmente colocam a comida sobre o pão e o comem como uma torrada, ou pegam o alimento com o pão para não sujar as mãos e o comem na forma semelhante a um sanduíche.

A receita de hoje é bem simples tem 2 cabelos na escala de dificuldade (a escala vai de 1 ate 5 cabelos) mas pode ser adapitada ao seu gosto.

Ingredientes:http://img718.imageshack.us/img718/5469/ingredientes.png
-20g de fermento biológico fresco (encontrado em qualquer padaria)
-200g de água (ou leite)
-1g (uma pitada!) de sal
-400g de Trigo
-1 ovo (opcional)
-10g de açúcar (opcional)
Preparo:
1º- para agilizar a ação do fermento usaremos o método esponja que consiste em misturar o fermento com todo o liquido da receita (no caso 200g de água ou leite) com 10% do trigo da receita (no caso 40g de trigo)

quando aparecerem algumas bolhas esta pronto, se o dia estiver quente como esta sendo os últimos dias isso leva 1 mim (num dia frio pode levar 20 mim)

2º- Misture todos os outros ingredientes (o resto do tigo, o sal, o ovo (opicional), o açúcar (opcional) e algum tempero seco (recomendo fazer sem temperos a principio). Não é necessário esperar crescer, fracione a maça em cerca de 8 a 10 bolinhas e deixeas paradas por 5 mim para crescerem.


3º- Abrir a maça não tem mistério, polvilhe trigo na bancada e no rolo (para que não grudem. (Dicas: caso não tenha rolo use uma garrafa ou como, mas não use muita preção por isso pode quebrar o vidro. Aplique mais preção no centro da maça e não nas laterais o resultado será mais uniforme.)


4º- caso seu pão seja maior que suas frigideira use uma panela de ponta cabeça, não é necessário untar a panela
http://img525.imageshack.us/img525/9259/panela1.png


5º- ao natural o pão ficará crocante, mas se ao sair do fogo for colocado dentro de um saco plástico por poucos minutos o resultado será um pão flexível e mole como um “pão sírio”. Outra opção muito saborosa é fritar o pão no óleo quente, o resultado será um pão ao mesmo tempo crocante e flexível.

Uma opção saudável e barata experimentam e façam suas modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário