21 de dez. de 2010

Risoto de alho-poró

Para quem escutou o nosso ultimo podcast ou tem uma noção básica, sabe que Risoto no italiano significa pequeno arroz ou arroizinho e é preparado com o arroz ‘arbóreo’.
Um prato muito popular de origem que tem origem no norte da Itália, permite muitas variações e criatividade. Minha sugestão de hoje é alho-poró
A receita tem um custo inferior a 8 reais e é super fácil de se fazer tem apenas 1 cabelo na escala de dificuldade (a escala vai de 1 a 5 cabelos)
Ingredientes:

-250g (uma xícara e meia) de arroz tipo arbóreo(encontrado em qualquer supermercado que se preze)
-80g de queijo parmesão ralado
-100ml de vinho (de preferência branco e seco, mas serve o que você tiver!)
-60g de manteiga
-Meia cebola
-1 alho poro grande
-Oleo vegetal não vai na receita, esta na foto de incherido!)
Preparo:
1º- Limpe a cebola mantendo o bulbo, para cortá-la a moda Brunoise (pequenos cubinhos)

corte ao meio do bulbo ate a cabeça(a parte de cima por onde sai as folhas!)

apóie a nova parte plana na taboa e faça vários cortes paralelos o mais próximos que for capas partindo de perto do bulbo mantendo-o intacto de modo a segurar toda a cebola no lugar

agora basta cortar no outro sentido, o resultado será pequenos cubos. Devido a irregularidade da cebola os cubos nunca serão perfeitos, mas ficaram quase perfeitos com um pouco de sorte!
http://img576.imageshack.us/img576/5205/cebola4.png

2º- preparar o alho poro, corte algumas poucas rodelas (corte português) da parte superior (logo a baixo da divisão das folhas) do seu alho poro e reserve (serão usados mais tarde na decoração).

corte o bulbo fora, faça um segundo corte no sentido do cumprimento. Agora folheie o seu alho poro qual uma revista ou um baralho sob água corrente a fim de limpa-lo de terra e outras sujeiras que se esconde entre suas camadas.

agora com seu alho poro limpo continue cortando o corte português, mas agora serão semi-círculos (este corte seria uma modificação do corte Julienne, que são os corte em tirinhas, mas o verdadeiro Julienne seriam mais cumpridas)


3º- frite a cebola na manteiga ate a mesma ficar transparente


4º- adicione o arroz arbóreo e o frite no fogo baixo por 2 mim



5º- adicione o meia taça vinho branco e seco ou o que você tiver a disposição (no meu caso vinho tinto, por falta de outro!)


6º- assim que o vinho evaporar, meio litro de fundo de legumes (caso não tenha isso, água com caldo kinor de legumes! Ou apenas água mesmo!)


7º- adicione o alho poró que você já preparou


8º- aproveite este tempinho que você tem ate a água secar e rale o queijo parmesão.

9º- quando estiver quase pronto, quanto faltar 1 mim para secar a água, desligue o fogo e misture o parmesão com gosto. Decore com as rodelinhas de alho poro e tire uma foto do resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário