31 de ago. de 2010

Bolo de festa (sem pêssego dentro!)

 
Bolo:
Duas formas de “pão de ló” (o bolo mais fácil de todos!).

portanto cão:
8 unidades de ovo
200 gramas de açúcar
180 gramas de trigo
3 gramas de fermento químico (em pó) o mesmo que meia colher de chá.

Recheio:
2 potes pequenos de doce de leite Aviação (pode ser outra marca, dês de que seja semelhante a Aviação).

200 gramas de nozes moídas groceiramente (guarde umas 3 nozes inteiras para decoração)


Cobertura:
100 gramas de creme de leite fresco (tem q ser fresco, que é aquele que vem em pote de iogurte e é um pouco mais caro, iogurte de caixinha ou de lata não dão certo)

100 gramas de açúcar refinado

Como fazer:
1º- Certifiquei de ter todos os ingredientes (imagine-se no meio da preparação e notar a falta de alguma coisa!)

2º- Separe as claras das gemas de 4 ovos (massa de 1 bolo apenas), em ‘bowls’ deferentes (bowl é o mesmo que tigela). Agora temos duas coisas diferentes o bowl com gemas e o bowl com claras.


3º- ligue o forno a 150ºC

4º- Bata as claras ate ficarem em neve (se você tiver uma batedeira será fácil, se não tem q ter muito braço no ‘fuet’)
a maneira correta consiste em movimentos circulares que saem e entram dentro da claras em neve.

estará pronto quando você puder virar o bowl de ponta cabeça sobre sua cabeça se nenhum medo!


5º no bowl das gemas coloque 100g de açucar refinado e mata imediatamente (o açúcar cristaliza a membrana da gema e fica horrível de comer, por isso este cuidado). Em seguida as 90 gramas de farinha de trigo. Misture tudo.

6º- unte uma forma da melhor forma passível, eu recomendo passar margarina num papel manteiga (minha invenção: o papel manteiga e margarina!)

7º- jogue a clara em neve e o fermento na massa das gemas delicadamente.
Agora para misturar leve a espátula ao fundo do bowl e o levante ate fora, passando pela massa e pela clara em neve. Repita ate a massa ficar homogenia.
(a clara em neve se desmancha a menor pressão, portanto calma, mas não muita peque ele desmancha sozinha com o tempo também!)

8º- Leve ao forno por 20 mim. Certifique-se q a massa esta asada com o velho truque do palito de dente, espete o bolo se o palito sair limpo esta tudo ok, se não mais 5 minutinhos!

9º- repita tudo para o segundo bolo, se você tiver duas formas do mesmo tamanho melhor ainda, já faz os 2 de uma só vez.

Dica: não tire o bolo de um lugar quente para um lugar frio, o choque térmico fará ele murchar.

10º- Defina quantas camadas de recheio você quer no seu bolo, eu fiz o meu com 3, muito bem recheado (odeio bolo de padaria q parece bacana, mas só tem ar dentro).
Se for 3 camadas igual o meu você tem de cortar cada bolo em 2.
A melhor forma de fazer isso na minha opinião e com uma faca de pão, deixando o bolo parado como base passe a faca mantendo o pólo parado. Desta forma:

O bolo ficará muito delicado, use a base da forma removível ou um prato, enfiando-o no corte que você acaba de fazer com a faca para separa-los.

11º - Moa as nozes groceiramente, pode ser ate com o cabo da faca esmagando-as. E misture-as ao doce de leite. E você terá seu recheio.
Agora você tem 4 bolos, o menos plano e liso vai por baixo, coloque-o no logal onde ele será apresentado, cubra-o com o recheio (não se esqueça das bordar). Loco depois uma segunda camada de bolo repetindo tudo. A ultima camada deve ser a mais lisa e bonita.

12º- Se os bolos não estiverem alinhados você pode com uma faca de pão, cortar as bordas irregulares. (deixe este bolo esperar um pouco na geladeira, vamos cuidar da cobertura).

13º- misture o creme de leite FRESCO com o mesmo peso em açúcar refinado (de preferência ate peneirado, somente grãos pequenos) bata-os da mesma forma que as claras em neve, Assim vote terá o Chantilly verdadeiro e original.

Mas muito cuidado, se bater demais vira “Manteiga”, isso mesmo “manteiga”, A batedeira portanto vira um perigo cério e não um aliado, se bater na mão é mais fácil de identificar o ponto, quando engrossar esta pronto.

14º- Passe o chantilly generosamente na lateral do bolo, pelo menos 1 dedo, depois com uma faca lisa (o verso da faca de pão por exemplo) alise o chantilly. Você pode salpicar mais nozes na lateral q se grudarão no chantilly, fica bonito.

15º- Mais chantilly por cima, para cobrir. As ondulações (da foto do meu bolo) foram feitas com os dentes de uma faca de pão. Seria interessando decorar com algumas nozes inteiras no centro ou nas laterais indicando que o bolo é de nozes.


agora é sua vez, tire uma foto do seu bolo e divida com agente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário